Brindes personalizados com logos

Pretende trabalhar com brindes personalizados? Está à procura de um equipamento para customizá-los? Conheça a tampografia, um método de impressão que permite personalizar uma infinidade de brindes com um único equipamento.

A principal característica que torna a tampografia uma valiosa aliada de quem trabalha com brindes é a versatilidade. Você vai conseguir imprimir com o mesmo equipamento canetas, canecas, copos, pen-drives, chaveiros, squeezes e inúmeros outros objetos.

Time Management

Alta produtividade horária

A produtividade vai de cordo com o modelo de peça e tamanho do lote. Para canetas, por exemplo, a produtividade horária ultrapassa tranquilamente 1 mil peças em uma máquina automática. Já para canecas que usualmente tem impressões maiores e manuseio mais complicados esse número fica em torno de 400 peças / hora.

Vetor2

Um universo de cores a disposição

A polivalência da tampografia não se resume as superfícies, ela se estende também as cores. Pois permite realizar impressões em toda e qualquer tonalidade de tinta, e também, em todos os substratos, seja em objetos de tons claros ou escuros.

Variedade de Cores

Um equipamento, diversos produtos

Uma vez que permite imprimir em peças de diversos materiais e diferentes formatos; superfícies planas, em desnível, concavas, convexas e irregulares.

Curtir - Thumbs Up

Evite perdas de peças

Imprimiu e não gostou do resultado? Ou teve alguma falha na impressão? Remova a tinta com um solvente e realize a impressão novamente.

Exemplos de brindes personalizados em tampografia
Como funciona a máquina de tampografia que imprime em brindes

A tampografia é um processo de impressão indireto, no qual o tampão coleta a tinta de uma superfície – clichê – e transfere para outra superfície, no caso a peça. O equipamento funciona quase que como um carimbo. Acompanhe na imagem abaixo o processo de funcionamento da máquina.     

Antes de mais nada é importante esclarecer onde está o logo ou o desenho que será impresso. Você pode estar pensando que a legenda está no tampão. Afinal a tampografia se assemelha a um carimbo, mas não, ela está no clichê.

Ele é o que chamamos de matriz de impressão, ou seja, nele está gravada a logo ou desenho em baixo relevo. Ademais é importante destacar que a superfície do tampão é lisa, sendo responsável apenas pela transferência da tinta do clichê para a peça.

Agora que já compreendemos o funcionamento da máquina tampográfica, é importante falamos sobre o clichê. Peça essencial para você conseguir realizar impressões de qualidade. vamos compreender o processo de confecção do clichê com a legenda que será impressa.

Para ter um clichê com a sua legenda existem alguns passos simples a serem seguidos. Primeiramente, você precisará de um fotolito. Ele funciona como o filme para a revelação, assim como os antigos filmes de fotografia estavam para a foto.

O fotolito nada mais é que uma folha de papel vegetal impressa com a legenda, logomarca ou desenho. Note que o tamanho da legenda deve ser igual às dimensões que deseja na impressão.

Uma dica simples, mas valiosa, para descobrir as medidas ideias para a peça é imprimir em uma folha de papel comum a legenda, recortá-la e aplicá-la no brinde. Rapidamente perceberá se as dimensões estão adequadas para o brinde.

Com o fotolito em mãos vamos para a próxima etapa que é revelar o clichê. A revelação do clichê é realizada com um processo fotossensível, ou seja, através da exposição a luz. A máquina Printex Light que revela os clichês de nylon é muito simples de operar. Todo o processo de revelação é rápido e leva apenas 15 minutos.

Assista o vídeo e confira o passo a passo para ter um brinde personalizado em tampografia.

Quais as máquinas recomendadas para brindes?

Existem diferentes equipamentos que se adequam para brindes. Os principais fatores que vão determinar a melhor máquina para você são os seguintes: tamanho dos lotes de produção, dimensões das impressões e número de cores.

Os modelos mais tradicionais para quem trabalha com brindes são: Compacta Master, CS 80 JrC, CS 100 JrC e CS 200 JrC. Outros modelos de máquinas podem ser adequados, mas esses são os principais. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um.

Compacta Master: manual, monocolor, precisa e econômica

Um equipamento 100% manual, ideal para pequenos lotes de produção. A produtividade horária da Compacta Master chega a 200 peças por hora, assim sendo em um dia útil a produção pode chegar a 1.600 peças.

Com essa máquina tampográfica você conseguirá personalizar diversos objetos com impressões em uma cor, em uma área de impressão de 60 mm de diâmetro. Logo a personalização de canetas, canecas, chaveiros, embalagens, óculos, tampas, e inúmeros outros brindes estarão ao seu alcance.

CS80 JrC: pequena, econômica e veloz

Esse equipamento tampográfico pode ultrapassar 3.000 ciclos por hora. Isso porque suas dimensões são reduzidas, ela trabalha com um clichê de 80 x 80 mm e conta com uma área de impressão de 50 mm de diâmetro.

Dentre os brindes, você conseguirá personalizar com este equipamento canetas, pen drives, lápis, botons, abridores de garrafa, chaveiros e outros. Será possível imprimir qualquer legenda, sendo logos ou imagens em uma cor. 

Este equipamento é econômico devido ao baixo custo de operação, sendo o menor disponível. Visto que a relação entre o custo do clichê e a sua área de impressão é reduzida. Além do consumo diário de tinta não ultrapassa 20 gramas.

CS100 Jr: polivalente e eficiente

Destaque por ser polivalente, este modelo de máquina tampográfica conta com duas versões:

 

A CS 100 JrC Monocolor é ideal para imprimir desde chaveiros, canetas, lápis e pen drives a canecas e, até mesmo, canecas, copos e outros brindes de tamanhos maiores, devido a sua área de impressão de 70 mm de diâmetro.

A CS 100 JrC Bicolor permite imprimir em até duas cores, ampliando as opções de personalização de brindes. Sua área de impressão é de 60 x 25 mm, sendo ideal para personalização de canetas, escovas de dente, lápis a duas cores. A produção horária desse equipamento pode chegar a 3.000 peças.

Adicionalmente, é importante destacar que você pode usufruir de uma área de impressão maior ao adquirir um tinteiro monocolor. Garantindo a personalização em uma cor de canecas, copos, squeezes e outros.

CS200 JrC: versatilidade de objetos e cores

A linha CS200 JrC abre um leque ainda maior de possibilidades para personalizar brindes, por contar com versões monocolor , bicolor  e tricolor  que permitem imprimir em uma, duas ou até mesmo três cores, em diversos objetos.

A área de impressão do equipamento monocolor equivale a 70 de diâmetro ou 170 x 50 mm, sendo ideal para impressões em peças. Já a versão bicolor tem uma área de impressão de 60 mm de diâmetro. Agora, a máquina tampográfica tricolor comporta impressões de 40mm de diâmetro ou de 60 x 40 mm.

Complementarmente, tanto a versão bicolor como a tricolor podem desfrutar de uma área de impressão maior ao adquirir um tinteiro monocolor. Assim você poderá customizar diversas peças com diferentes cores e a versatilidade da tampografia. 

Quer ter mais autonomia e agilidade? Revele os clichês na sua empresa

Pensando em qualidade e otimização de seu negócio, desenvolvemos a reveladora de clichês de nylon Printex Light. Afinal, com ela você revele clichês em sua própria empresa. Logo o processo de produção desde a confecção do clichê é mais ágil. Além disso, você poderá realizar amostras de impressão prontamente para seus clientes e para suas novas demandas.

A tampografia oferece tudo isso e é por esta razão um dos processos de impressão mais utilizados para personalizar brindes com logos. A Oscar Flues pode ajudar você a descobrir qual equipamento ideal para sua necessidade.

Sobre a Oscar Flues

Somos líder em tampografia no Brasil, fornecendo máquinas e insumos para diversos setores incluindo equipamentos e produtos para a personalização de diversos brindes.

Nossa Experiência

mais de

0

anos de história

mais de

0

clientes ativos

mais de

0

toneladas de tintas fornecidas

mais de

0

máquinas tampográficas fabricadas

Gostou do que viu?

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Perguntas frequentes

O que é tampografia?

A tampografia é um processo de impressão largamente aplicado na indústria para personalizar inúmeros objetos, com variados tamanhos, formatos e materiais como: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, óculos, capas de celular, brinquedos, etiquetas, canetas, copos, canecas, entre outros. A popularização da tampografia se deve à capacidade de imprimir com qualidade em praticamente qualquer superfície: irregulares, côncavas, convexas e em degraus, cilíndricas ou mesmo planas.

O que é máquina de tampografia?

Uma máquina de tampografia é um equipamento utilizado para customizar diversos objetos por meio de impressão indireta. Sendo que esse pode ser manual ou automático. Esse método de impressão permite a customização com qualquer logo, legenda ou desenho. 

 

Como funciona a máquina de brindes?

A máquina tampográfica para impressão de brindes funciona de modo prático e preciso. O funcionamento do equipamento se assemelha a um carimbo. Assim sendo, é um processo indireto, ou seja, a transferência de tinta ocorre primeiramente da matriz de impressão para uma peça de silicone – conhecida como tampão – e esse deposita a tinta na peça. O processo funciona da mesma forma para qualquer objeto, logo o equipamento que imprime em canetas é o mesmo que personaliza canecas. Esse é um dos principais motivos da tampografia ser tão adotada para personalização de brindes, com um equipamento as possibilidades de customização são infinitas.

 

Como funciona a máquina manual de brindes?

A máquina manual tampográfica utilizada para personalizar brindes funciona de modo similar as máquinas automáticas, o que difere é que os movimentos do equipamento são todos manuais.

 

A mesma máquina de tampografia pode imprimir caneca e caneta?

Sim! Com a mesma máquina é possível imprimir em diversos objetos e acessórios como canetas, canecas, squeezes, chaveiros e outros. 

Você também poderá customizar brindes de diferentes tamanhos e formatos, apenas com a troca do dispositivo (peça que segura o objeto a ser impresso para garantir que o mesmo não se mova durante a impressão).

 

Qual tinta tipo de tinta é utilizado na tampografia?

Tintas tampográficas são usadas para realizar a impressão, feitas a base de resina, aditivo e pigmento, com diferentes linhas para cada material base. As resinas utilizadas nas tintas tampográficas vão desde epóxi e poliuretânica até vinílicas, acrílicas e outras. Mas, não se preocupe se não souber qual tinta utilizar, a Oscar Flues te ajuda a descobrir a melhor linha de tinta sem custos.

 

Como saber qual tinta utilizar para um produto novo?

É simples! Apenas envie uma peça para um de nossos laboratórios que realizamos testes de aderência em seu material e recomendamos a melhor tinta tampográfica. Ou ainda, se souber qual a matéria prima do seu produto conseguimos recomendar uma tinta e te enviar uma amostra dela. Tudo isso, tanto o teste em nosso laboratório como uma amostra de tinta, sem custos!

 

Quais os insumos necessários para personalizar brindes com tampografia?

Os insumos necessários são: dispositivo de fixação de peça, tampão, clichê e tintas tampográficas.

O que é um dispositivo de fixação de peças?

O dispositivo é uma peça responsável por fixar o objeto a ser personalizado para que ele não se mova durante a impressão. No segmento de brindes é muito comum fabricá-lo com durepoxi, assim você garante baixo custo e modelação rápida.

 

Qual a diferença entre tampografia e serigrafia?

Apesar dos dois métodos utilizarem matrizes, a tampografia realiza a impressão por meio de um clichê. Tendo destaque em sua versatilidade para imprimir diferentes tipos de superfícies e materiais trazendo inúmeras possibilidades de personalização de brindes.

Enquanto a serigrafia utiliza uma tela permeável que funciona como um estêncil ideal para grandes áreas de impressão, assim como impressões 360º em copos ou canecas.

 

É possível realizar impressões com duas cores ou mais com uma máquina monocolor?

Sim! É possível imprimir com uma máquina monocolor um logotipo com duas cores, por exemplo. Para isso, você vai precisar que a peça tenha ponto de registro. Em outras palavras, que o objeto que será customizado tenha alguma referência que possa ser utilizada para casar as cores. O clip de caneta, quando ele é fixo, pode ser utilizado como um ponto de registro, por exemplo. Outro exemplo de ponto de registro é a alça da caneca. Tanto o clip da caneta, como a alça da caneca garantem o posicionamento necessário para o casamento das cores.

 

Para que serve o clichê?

O clichê em tampografia é o equivalente a matriz de impressão, ou seja, nele está gravada a legenda que se pretende imprimir como por exemplo a logo de uma marca.

Sendo assim uma das peças-chaves no processo de impressão tampográfica, pois o clichê que determina a legenda, logo ou desenho que será replicado nos brindes

 

Qual melhor clichê para brindes?

O tamanho do lote acima de tudo é o que vai determinar qual o melhor clichê para você, ou seja, o número de impressões que pretende realizar será o fator mais importante para nortear a sua escolha. Se você precisa fazer uma amostra de impressão o ideal é utilizar um clichê de nylon, este possui durabilidade de até 5.000 impressões. Sendo extremamente vantajoso para pequenos lotes de produção. Contudo, se pretende imprimir até 100.000 ciclos opte por um clichê de Aço Flex, ele vai atender sua demanda tranquilamente. Agora se sua necessidade é superior a esse número ou os lotes de produção com a legenda serão contínuos, escolha o clichê de Aço. Ele irá ter durabilidade de 1 milhão de impressões e o bloco pode ser retificado e regravado até 6 vezes, fazendo valer o investimento.

Assim sendo, é possível que para determinadas legendas o ideal é o clichê de Nylon, para outras clichê Flex ou ainda o clichê de Aço. Enfim, não há um tipo melhor de clichê, o ideal é contar com as três opções e aproveitar o melhor de cada uma.

Quer saber mais sobre tampografia? Fale com nossa equipe