Tanto a serigrafia como a tampografia são métodos de impressão versáteis. Mas existem particularidades em relação as aplicações. Vamos explorar as diferenças entre eles?
Tampografia e serigrafia são processos de impressão que apesar de terem similaridades, têm significativas diferenças em relação as possibilidades de aplicações. Assim, quando for decidir qual método deve aplicar, avalie em primeiro lugar, as dimensões da impressão, formato, quantidade de cores e a superfície na qual ela será aplicada.
Com essas informações em mãos podemos conhecer mais sobre a serigrafia e a tampografia, e entender melhor as suas similaridades, diferenças e aplicações. A seguir vamos explorar um pouco mais sobre cada método, assim você conseguirá compreender as principais diferenças e vantagens de cada processo. E chegar a uma conclusão sobre qual método de impressão é mais adequado para você.
O que é tampografia?
A tampografia é um método de impressão indireto. No qual a tinta é transferida de um clichê em baixo relevo através de um tampão de silicone para a peça. Confira o passo a passo do funcionamento da máquina tampográfica abaixo.
Capaz de imprimir com qualidade em praticamente qualquer superfície, a tampografia se popularizou na indústria em geral. O processo é utilizado para personalizar canetas, canecas, chaveiros, fracos cosméticos e outros. Imprimindo em superfícies regulares, irregulares ou curvas.
O método tampográfico como conhecemos hoje tem suas raízes na indústria cerâmica para impressão de pratos, potes e outros. E, também, na relojoaria para impressão dos mostradores de relógios. Afinal, ambas as atividades necessitam realizar impressões ricas em detalhes, com traços finos, em objetos 3D com qualidade, produtividade e repetitividade.
Portanto, se a superfície de aplicação da peça que pretende imprimir for irregular, com certeza, a tampografia é uma excelente opção a ser considerada.
Para que serve a tampografia?
A tampografia é capaz de imprimir em inúmeros materiais como plástico, tecido, metais, vidro, cerâmica e outros. E, além de diferentes substratos, a tampografia pode trabalhar com qualquer tonalidade de tinta.
Por ser um método de impressão extremamente versátil e flexível, hoje a tampografia é uma tecnologia bem estabelecida e abrange diversas indústrias e aplicações. O processo é utilizado extensivamente em brinquedos, calçados, peças de vestuário, aparelhos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e brindes, entre outros.
O que é serigrafia ou silkscreen?
A serigrafia – ou silkscreen ou, ainda, popularmente chamado de silk – é um método de impressão direto. O processo se dá através de uma tela permeável, também conhecida como matriz serigráfica. Essa tela funciona como um estêncil, uma espécie de máscara que veda áreas onde a tinta não deve atingir o substrato, e é permeável nas áreas que a tinta deve atingi-lo.
Para realizar uma impressão serigráfica, a confecção da matriz de impressão é fundamental. Lembre-se de que a qualidade da impressão serigráfica está intimamente ligada à qualidade da matriz de impressão. Questões como a quantidade de fios utilizados na fabricação da trama da tela (feita geralmente de poliéster ou náilon) influenciarão diretamente na impressão.
Atualmente, as impressões serigráficas podem ser realizadas com equipamentos manuais ou automáticos. O método é indicado para impressões de grandes dimensões ou com áreas chapadas, podendo ser aplicado em superfícies planas ou cilíndricas em até 360°.
Para que serve a serigrafia ou silk-screen?
Assim como a tampografia, a serigrafia é um processo versátil por trabalhar com um universo de cores. E também por poder imprimir em uma grande variedade de materiais como plástico, vidro, papel, tecido ou ainda metal.
A serigrafia é muito aplicada para personalização de materiais de merchandising, brindes, copos, taças, camisetas, potes e frascos cosméticos, entre outros.
Qual é melhor a tampografia ou serigrafia?
Não existe definitivamente um processo melhor, afinal os dois processos não são perfeitamente substitutos. Eles são métodos de impressão complementares. Um exemplo muito claro da complementaridade acontece na indústria têxtil.
A serigrafia é muito usada para imprimir estampas de camisetas. Note que se trata uma superfície plana com uma grande área de impressão. Já a tampografia é utilizada para imprimir a etiqueta de composição. Um processo conhecido como tagless, que substitui por uma impressão a tradicional etiqueta de composição. Se você for visitar uma indústria têxtil, há grandes chances de você se deparar com ambos os processos de impressão coexistindo.
Em resumo, a tampografia é um processo de impressão versátil e eficiente ideal para impressão de dimensões menores sendo logos, desenhos, códigos de barras, enfim, legendas ricas em detalhes. Enquanto a serigrafia é um processo de impressão direta, muito utilizado para impressão de grandes áreas de impressão para personalização de superfícies planas ou cilíndricas. Sendo ambos os métodos de impressão importantes ferramentas para a indústria gráfica.
Esperamos que você tenha compreendido um pouco mais sobre os dois processos de impressão. Caso ainda esteja na dúvida sobre qual melhor processo para sua aplicação, entre em contato com nosso time técnico que ele estará pronto para te auxiliar na decisão.