Evidenciar a sua marca em seus produtos é fundamental para construção da reputação da sua empresa. O que pode ser viabilizado por diversos métodos de gravação e impressão. Assim, diante de tantas possibilidades é comum ficar na dúvida sobre como colocar a marca no seu produto. Mas antes de entrarmos neste tema, vamos ver com um exemplo como é importante colocar a marca no seu produto ou embalagem.
A importância da marca
A forma como a marca se apresenta diz muito sobre a empresa que fabrica ou comercializa o produto. Sendo assim, imagine entrar em uma ótica para comprar um óculos. Ao chegar na bancada você encontra um modelo com marca e outro um pouco mais barato, mas sem marca. Você arriscaria comprar um produto que não tem marca, logo tem uma qualidade desconhecida?
Este simples exemplo evidência a importância da marca para um produto. Ela permite o acúmulo de reputação que garante ao consumidor confiabilidade. Já um produto sem marca não tem nada que passe informações ao cliente. Não obstante, esta relação vale para qualquer produto nos mais variados mercados. Mas como colocar sua marca em um produto?
Escolher o processo de gravação ou impressão
A primeira pergunta a ser feita é sobre o formato da superfície que será personalizada. Você pode estar em busca de uma forma de customizar o produto em si ou sua embalagem, o importante é o seu formato. Esta questão já ajuda a estreitar bastante os métodos de impressão e gravação disponíveis.
Caso a superfície a ser impressa seja irregular, o único método de impressão capaz de customizá-lo é a tampografia. Já se a superfície for lisa, regular, ou ainda circular você pode utilizar além da tampografia outros métodos, como a serigrafia e o hotstamping. Cada processo tem suas características, vantagens e desvantagens. Vamos conhecer um pouco sobre esses métodos de impressão e gravação?
Tampografia
Começaremos pelo processo de impressão mais versátil de todos, a tampografia. Neste método a tinta é transferida de forma indireta da matriz de impressão, conhecida como clichê, para o objeto que será personalizado. A transferência de tinta é realizada por uma peça conhecida como tampão, que por ser de silicone se molda as diferentes superfícies.
Este processo de impressão apresenta muitas vantagens, primeiro por ser o único que imprime em todos os tipos de superfícies. Além disto, a tampografia permite a customização em qualquer cor de tinta, e também em diversos materiais como: plástico, isopor, vidro e outros. E o processo é adequado para lotes pequenos, médios e grandes.
Com a tampografia você consegue customizar produtos como canetas, canecas, óculos, e diversos outros. Como também os mais variados modelos de embalagem, sejam elas frascos de vidro de perfumes, ou ainda sanduicheiras de isopor.
Serigrafia
Outro método de impressão para colocar a sua marca em seus produtos é a serigrafia. Este processo utiliza uma tela que é perfurada com o formato da legenda a ser impressa. A tinta é depositada na tela e um rodo é utilizado para empurrar a tinta por toda a tela. Quando a tinta passa, os espaços perfurados deixam a tinta passar imprimindo a legenda no produto.
A serigrafia aceita pequenos, médios e grandes lotes de produção. A principal vantagem desse método é que você conseguirá trabalhar com legendas grandes como camisetas ou ainda quadros, como algumas das famosas telas de Andy Warhol. E também realizar impressões em 360º em copos, canecas, taças e outros produtos circulares.
Offset
Temos também o offset, este método de impressão é extremamente popular na indústria gráfica, mas é o menos versátil. Sendo aconselhável para grandes tiragens e funciona somente para impressão de lâminas de papel ou plástico. Sendo frequentemente utilizado para impressão de embalagens planas, que depois de impressas são montadas e viram caixas.
Hotstamping
Por último temos o hotstamping que utiliza uma fita que é prensada por um clichê em alto relevo. Assim, uma camada da fita é transferida para o objeto. Esse método de gravação é muito parecido com um carimbo.
O grande diferencial do hotstamping é gravar legendas com brilho quase espelhado, ou logos em baixo relevo. Caixinhas de joias, capas de agenda, embalagens cosméticas com emblemas metalizados são alguns dos exemplos de aplicação do hotstamping. Lembrando que tampografia consegue imprimir em dourado ou prata, mas o brilho é muito menos intenso. Caso não haja problemas com relação ao brilho a tampografia acaba sendo mais indicada por custo e segurança.
Qual método usar?
Como podemos ver existem diferentes respostas para a questão: como colocar a sua marca no seu produto. Assim sendo, a melhor resposta dependerá da forma do produto, tamanho da legenda, volume de produção e ainda a cor que deseja usar.
Vale lembrar que você não precisa comprar a máquina para ter seu produto personalizado. Na Oscar Flues realizamos amostras de impressão sem custos, basta você enviar um produto para um de nossos escritórios. Além disto, imprimimos seu produto conforme sua necessidade, seja qual for o tamanho do lote. Conte com uma empresa que a 110 anos entrega qualidade para seus clientes.
Esperamos ter sanado todas suas dúvidas. Caso ainda tenha perguntas sobre como colocar sua marca em um produto, ligue para nossas atendentes que estão de prontidão para te atender