Os fãs de Fórmula 1 conhecem bem a importância de um pit stop ultrarrápido e bem-feito para trocar pneus e não perder posições numa corrida. Mas não precisa ser uma Mercedes, uma Ferrari ou Red Bull para entender que sua empresa também pode ser um “time” que busque eficácia e competitividade quando a “parada nos boxes” se faz necessária.
A lógica é a mesma quando essas trocas de “pneus” precisam acontecer no ambiente industrial. Mesmo que numa fábrica a tolerância com as frações de segundo seja bem maior, o adversário também é o tempo, precisamente o chamado tempo de setup, ou de parada das máquinas.
Esse tempo de setup é definido como aquele que ocorre entre a saída da máquina da última peça de um ciclo produtivo até a saída da primeira peça da nova produção iniciada. Nesse intervalo programado é que são feitos, além de limpeza e manutenção básica, os ajustes e as adaptações a fim de que comece um novo ciclo de produção.
Vale ressaltar que, até pouco tempo, era o próprio custo elevado do setup que justificava manter ciclos produtivos muito longos, porque as trocas ou os ajustes eram complexos, demorados ou mesmo muito caros. Essas dificuldades resultavam na fabricação de grandes lotes que, por sua vez, exigiam um alto investimento em estoques.
Hoje em dia esses momentos nos quais as máquinas param e não há produção são cada vez mais comuns. O normal atualmente é ter uma linha produtiva bem mais flexível, com muitas paradas, e capaz de produzir com a mesma eficácia e qualidade lotes bem menores.
Quais são os benefícios de um setup mais rápido?
Exatamente por isso, em qualquer indústria, a diminuição do tempo de setup é estratégica e essencial para promover essa eficácia e garantir às empresas maior competitividade. Afinal, é por meio da otimização dos processos de ajuste do maquinário que a empresa consegue parar por menos tempo. Ou seja, num cenário em que se tenha de interromper a produção muitas vezes, esse tempo menor de setup torna-se primordial.
Com um setup mais simples, a produção flui mais rápido, o que contribui para cumprir os prazos de entrega – ou até adiantar-se a eles. Os resultados são óbvios: além da redução de custos e da maior produtividade, o cliente fica mais satisfeito.
Para isso, é preciso mais do que ter uma gestão bem ajustada do chão de fábrica. É fundamental contar com equipamentos mais eficientes, que exijam menos intervenção humana. Simplicidade, praticidade e resistência das máquinas e ferramentas empregadas são as chaves de um bom setup.
Veja a seguir algumas das vantagens de um setup mais eficiente:
- Maior padronização das atividades;
- Elevação da capacidade produtiva e diminuição de tarefas improdutivas;
- Redução dos erros, retrabalhos, estoques e desperdícios;
- Flexibilização da produção de produtos em menor tempo;
- Ganhos de qualidade;
- Tempos de paradas mais curtos.
Vale acrescentar que uma empresa eficiente, além de ser mais competitiva, costuma ainda ter sua marca muito mais valorizada no mercado.
O que isso tem a ver com a tampografia?
No processo tampográfico também há a necessidade de troca de peças e insumos (como o tampão ou o clichê) sempre que se precisa realizar outro tipo de aplicação. Sabendo disso, a Oscar Flues oferece solução personalizadas que permitem, por exemplo, antecipar procedimentos necessários, reduzindo o tempo de setup a quase zero.
Mas antes é fundamental mapear o seu processo de impressão para conhecer em detalhes cada etapa do procedimento.
Todas as atividades envolvidas no processo – tanto aquelas realizadas com a máquina parada quanto as praticadas com a linha operante – precisam ser analisadas de maneira crítica. Assim, apontam-se as que podem ser excluídas, simplificadas ou modificadas e como reduzir custos. Pode-se avaliar ainda se há algum desperdício de tempo dentro do prazo total da parada.
Isso pode ser feito a partir das respostas a perguntas como: quais são as peças com maior volume de produção? Quantas impressões estão envolvidas em uma peça? Quais são as cores de tintas utilizadas para a tampografia?
A partir das respostas, é possível discutir a fundo cada projeto de troca rápida que otimize o setup e encontrar a melhor solução em termos de tampão, clichê e dispositivo de fixação de peças (gabarito).
Se, por exemplo, o cliente precisa trocar com frequência o gabarito, mas a tinta utilizada permanece a mesma, basta focar no desenvolvimento dos dispositivos com posicionamento preestabelecido. Assim, o operador não vai precisar se preocupar tanto com o posicionamento dos gabaritos. Mas, se sua dificuldade for a troca frequente de tintas, a indicação pode ser a aquisição de tinteiros ou copos para agilizar o processo.
Quando vale a pena investir em uma solução de setup zero?
O investimento em uma solução personalizada de setup zero é mais indicada para situações em que as trocas de legendas e ou de peças são realmente frequentes a ponto de prejudicar a produtividade semanal, ou até mesmo diária do equipamento.
Uma grande vantagem das soluções da Oscar Flues é que seus parâmetros de regulagem já são preestabelecidos. Dessa forma, o recurso adotado contribui para a uniformidade do processo e redução do risco de erro humano.
Nossas soluções também colaboram com a segurança dos operadores, uma vez que com o processo mapeado e otimizado há uma redução na necessidade de ajustes manuais, que intervém o mínimo necessário no equipamento. É por isso que a tradicional mesa de coordenados, acessório comumente utilizado em equipamentos tampográficos para regulagem da máquina, se torna desnecessária quando esse tipo de solução é adotado. Reduzindo, também, o tempo de regulagem do equipamento tampográfico.
As vantagens do setup zero da Oscar Flues
São inúmeros os benefícios das soluções de setup zero. Veja a seguir:
– Solução personalizada: realizamos um estudo do processo de tampografia da sua fábrica e suas peças. Analisamos o modelo matemático, peças, legendas e mix de produtos, entre outros itens, para entendermos as janelas de oportunidade para um processo tampográfico mais eficiente.
– Gabarito com modelo matemático: especialmente quando vamos desenvolver um gabarito para uma peça nova, um lançamento, é comum o cliente chegar sem a peça fisicamente. Nesses casos, o desenvolvimento do dispositivo de fixação de peças pode ser realizado por meio de um modelo matemático. Assim, ganha-se tempo de desenvolvimento do sistema de impressão tampográfico, que corre em paralelo com o desenvolvimento do produto.
– Dispositivos usinados: todos os elementos são usinados, garantindo que não haja variação entre o local planejado e o realizado e garantindo a precisão da impressão.
– Mais de 400 modelos de tampão: como é comum peças diferentes precisarem de tampões distintos, temos diversos moldes de tampão e podemos ainda desenvolver um modelo personalizado.
A comparação com o mundo dos grandes prêmios é válida: empresas que investem para alcançar processos eficientes e otimizados turbinam o “espírito de campeão” em todas as fases dessa corrida, do grid de largada à bandeirada final.
Nossa Experiência
mais de
anos de história
mais de
clientes ativos
mais de
toneladas de tintas fornecidas
mais de
máquinas tampográficas fabricadas
Gostou do que viu?
Deseja realizar uma amostra de impressão sem custos? Fale com nossa equipe.
"*" indica campos obrigatórios