A tampografia tem se mostrado um negócio promissor para diversos empreendedores. Acompanhe algumas dicas para começar seu negócio em tampografia.
Montar um negócio é um sempre um desafio, mas com determinação, conhecimento e preparação pode ser uma jornada muito lucrativa. Abaixo damos algumas dicas para você construir seu negócio em tampografia. Mas antes de começarmos indicamos a leitura da notícia sobre como funciona a tampografia, para entender com totalidade o que é e o que se pode fazer com o processo de impressão. Agora, conhecendo sobre o método de impressão, vamos as dicas para começar um negócio em tampografia.
1 – Pesquise o mercado e escolha o nicho que vai atuar
Faça uma pesquisa buscando entender o mercado local antes de começar o seu negócio em tampografia. Primeiramente, mapeie o tipo de cliente no seu entorno. A tampografia pode servir tanto para clientes que buscam prestar serviço de impressão para aplicações industriais, como para fabricar brindes corporativos. Avalie por onde é melhor começar o seu negócio em tampografia.
Ao prestar serviço de impressão você não terá necessidade de ter um estoque na sua empresa e a sua receita será proveniente de serviços. Geralmente, quando se opta por esse modelo de negócio é cobrado um valor por peça impressa. No começo muitos empreendedores realizam o serviço de impressão sozinhos, sem contratar mão de obra para realizar as impressões. Logo, é importante você ter um bom treinamento no equipamento de tampografia que for adquirir. Afinal você irá operá-lo, e o produto da sua empresa será a prestação de um ótimo serviço de impressão. Para isso, qualidade na impressão e um bom prazo de entrega serão importantíssimos para seu negócio em tampografia.
Agora se você optar por fabricar brindes corporativos, terá um manejo de estoque mais complexo. Afinal, terá que decidir entre manter produtos em estoque e ter um prazo de entrega mais competitivo, ou não. Nesse contexto, a receita da sua empresa será proveniente da venda de produtos e não de serviços. O que muda drasticamente o seu modelo de negócios.
Portanto, avalie bem qual a melhor opção de modelo de negócio para você iniciar a sua jornada como empreendedor. Um bom parâmetro de comparação é avaliar os concorrentes ao seu entorno. Saiba os preços que eles praticam e verifique na internet onde eles estão mais ativos. Instagram? Blog? Linkedin? Isto ajudará a saber o preço que cobrar, assim como qual estratégia de marketing seguir.
2 – Adquira o equipamento certo
Aqui é onde muitos acabam tendo dúvidas e tropeçando. O erro mais comum é comprar um equipamento mais barato achando que são todos iguais. Mas uma boa máquina de tampografia pode ser mais cara no primeiro momento, mas irá dar um maior retorno no médio e longo prazo. Isso porque o custo com manutenção será inferior e nada é mais caro do que um cliente insatisfeito por impressões de baixa qualidade.
Muito importante também é avaliar qual área de impressão é a mais recomendada para seu negócio em tampografia. Você pode estar pensando em pegar uma máquina com a maior área de impressão, assim é mais “garantido”. Mas é importante considerar que equipamentos com maiores áreas de impressão requerem maiores clichês e mais tinta para funcionarem. Isso vai aumentar o custo do seu negócio em tampografia. Especialmente para os clientes que requeiram uma área de impressão pequena como a de uma caneta, por exemplo. O custo inicial ficará mais alto para produção do clichê, assim como o custo operacional por conta da tinta. Logo, avalie bem qual é sua necessidade e qual o foco do seu negócio em tampografia.
3 – Crie um portifólio de clientes
Em um primeiro momento, muito provavelmente, você não terá um portifólio de clientes. A melhor forma de desenvolver isto com velocidade é ter um preço atrativo ou investir de forma eficiente em marketing. Considere quais as ferramentas de marketing digital podem ser úteis para seu negócio em tampografia. Mídias sociais e ranqueamento nos buscadores podem ser estratégias mais acessíveis financeiramente.
Ao começar a ter clientes, colete depoimentos e certifique-se que eles estão em seu portifólio. As diferentes impressões que já realizou, enfim todos os produtos personalizados pela sua empresa. Isso te dará credibilidade para conquistar novos clientes para seu negócio em tampografia.
4 – Precifique corretamente
Mesmo depois de conquistar um bom portifólio saiba precificar de forma competitiva, pesquise constantemente os preços de seus concorrentes. Garanta que os preços do seu negócio em tampografia estejam calculados corretamente.
Ainda é importante estabelecer um valor mínimo para seu dia de produção, tanto no caso de prestação de serviço em tampografia, como para uma empresa de brindes. Afinal o custo de regular o equipamento para imprimir uma peça é o mesmo que para personalizar 1.000.
Estas são algumas dicas para você abrir seu negócio em tampografia. Temos certeza que seguindo estas dicas você terá grande chance de prosperar como muitos de nossos clientes já conseguiram. Tenha perseverança e conte com a Oscar Flues para te ajudar nesta jornada.