Certamente a entrega de brindes personalizados é uma das estratégias mais tradicionais de marketing. Isso porque os brindes auxiliam na divulgação, bem como no fortalecimento das marcas. Existem diferentes métodos de personalização de brindes, seja através de impressão ou de gravação.
De fato, os brindes trazem diversos benefícios para muitas empresas, tanto para novos clientes, como para nutrir o relacionamento com clientes antigos. Especialmente quando estão inseridos no dia a dia dos consumidores.
Isso se torna ainda mais tangível quando olhamos para os números, em uma pesquisa realizada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional) onde empresários foram entrevistados, dos participantes em geral, 88% confirmaram que realmente investem em brindes e em promoções.
Assim o mercado para quem fornece brindes personalizados é bastante amplo. Abrangendo desde segmento corporativo que adquiri canetas, calendários e outros a fim de divulgar a sua marca em campanhas e eventos. Até o ramo de festas, que utiliza brindes em aniversários, formaturas, casamentos e, também, em outras datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e ano novo.
Atualmente o mercado conta não só com inúmeras opções de objetos e acessórios, mas também com diferentes processos para customizá-los. Vamos conhecer alguns deles a seguir!
Tampografia: infinitas possibilidades
Você pode nunca ter ouvido falar em tampografia antes, mas ela está mais presente em seu cotidiano do que imagina. Certamente você vai se deparar com impressões tampográficas quando olhar para o painel de seu carro, ou ainda trabalhando em seu computador, abrindo uma tampa de refrigerante, e até mesmo na guia do seu cachorro.
Isso porque quando falamos deste método de impressão, a palavra de ordem é versatilidade. Uma vez que permite imprimir em peças de diversos materiais e diferentes formatos; superfícies planas, em desnível, concavas, convexas e irregulares.
A polivalência da tampografia não se resume as superfícies, ela se estende também as cores. Pois permite realizar impressões em toda e qualquer tonalidade de tinta, e também, em qualquer substrato, seja em objetos de tons claros ou escuros.
Toda a versatilidade faz da tampografia uma grande aliada de quem trabalha com brindes, afinal o processo viabiliza uma infinidade de customizações. Já imaginou a quantidade de brindes que podem ser personalizados com uma máquina tampográfica?
A tampografia aplicada em brindes
Diversas categorias de brindes são personalizadas com tampografia, desde objetos menores como canetas, chaveiros, pen drives até canecas, copos, ecobags. Ou ainda bolas, brinquedos, embalagens todos podem ser customizados com a impressão tampográfica. Basicamente qualquer brinde pode ser personalizado com a tampografia.
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Serigrafia: A aliada das grandes áreas de impressão
A serigrafia, ou silk screen, realiza impressões utilizando uma tela como matriz, que funciona como um estêncil. A tinta é aplicada sobre a ela e transpassa apenas a área permeável que corresponde a legenda, atingindo o produto e realizando a impressão.
A serigrafia costuma estar ligada a impressões de grandes dimensões por sua alta cobertura de tinta, e pelo baixo custo de suas matrizes em comparação com outros métodos de impressão. Você conseguirá confeccionar telas com pouco investimento mesmo para impressões extensas.
Além disso, outro diferencial desse processo são as impressões em 360º, técnica muito utilizada para personalização de brindes cilíndricos. Como por exemplo, copos e canecas para festas de formatura, lançamento de produtos e outros eventos.
A serigrafia aplicada em brindes
De antemão a customização de copos e canecas está entre as grandes demandas da serigrafia quando se trata de brindes cilíndricos. Seguido da personalização de chinelos e estamparia de camisetas.
Sublimação: queridinho de quem ama cores
Primeiramente, é importante destacar que a sublimação não utiliza uma matriz de impressão, diferentemente da tampografia e da serigrafia. O processo funciona da seguinte forma: a imagem é impressa em papel com uma tinta especial, chamada de tinta sublimática. Na sequência, esse é prensado em alta temperatura para que a tinta seja transferida para o brinde.
Dessa forma, a sublimação é uma excelente opção quando a impressão requer policromia, e quando se pretende personalizar poucas unidades. Por dispensar a necessidade de matriz, não há um custo inicial, viabilizando a customização de apenas uma única unidade, por exemplo.
Destacamos que esse método é muito eficiente para pequenos lotes de produção uma vez que o ciclo de personalização de uma caneca pode levar até dois minutos. E esse tempo é extremamente interessante quando falamos de poucas peças, mas pode se tornar inviável para lotes maiores.
Adicionalmente é importante analisar a matéria prima da superfície que se pretende customizar, isso porque alguns materiais não são viáveis de personalização por sublimação. Outro ponto importante é a cor da superfície de aplicação, visto que peças escuras ou coloridas não permitem a customização por sublimação.
A sublimação aplicada em brindes
Diversos objetos podem ser customizados por sublimação, desde canecas, canetas, camisetas, abadas, copos e outros. Ressaltamos que alguns brindes necessitam de um equipamento específico para personalização em sublimação.
Hot stamping: personalize com marcações
Sua nomenclatura faz referência direta ao funcionamento do processo, que significa em uma tradução direta: estampagem a quente. Note que este método não se trata de um processo de impressão, mas sim de gravação. Ou seja, a customização é permanente, não pode ser removida. Sendo assim, é preciso sempre ter cuidado na aplicação, pois em caso de qualquer falha ou defeito o brinde estará danificado.
A singularidade do hot stamping em relação aos demais processos está no brilho da gravação, que chega a ser quase espelhado. E também, nas gravações em baixo relevo em superfícies como o couro ou camurça, por exemplo.
O hot stamping aplicado em brindes
As gravações do hot stamping são muito utilizadas em objetos que requerem brilho ou marcações em baixo relevo, como, por exemplo, capas de agendas e chaveiros de couro.
Gravação a laser: sua marca permanente
As gravações a laser são realizadas através de um cabeçote, ele é responsável por fazer as marcações. Sendo controlado por um computador que envia as instruções de movimentação (paths) para realizar a gravação na superfície da peça.
O processo de gravação a laser “queima” a legenda diretamente na peça, dessa forma é ocasionado a marcação em um leve baixo-relevo. De acordo com a necessidade ou a matéria prima da superfície, o desgaste pode vir a ser maior ou menor.
Por fim ressaltamos que o efeito da gravação pode ser diferente para cada material ou acessório personalizado. Contudo, diferente de outros métodos o laser não utiliza coloração.
A gravação a laser aplicada em brindes
Frequentemente utilizado para a personalização de porta cartões, porta-retratos, garrafas térmicas, chaveiros e outros compostos por materiais metálicos, de madeira ou vidro.
Diante de tantas opções, é importante reforçar que compreender os processos é valioso para maior autonomia e agilidade. Considere que a escolha do método personalização vai depender principalmente do tamanho da impressão, das características da superfície de aplicação como matéria prima e formato, e do tamanho do lote. Quer saber mais customização de brindes? Entre em contato com nosso equipe técnica.
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