Como funciona a máquina de personalizar óculos?
O processo com equipamento manual de tampografia, também realiza impressões de modo indireto. Seguindo as mesmas etapas do equipamento automático, alterando apenas que o processo será feito manualmente por um operador.
Em um exemplo prático, para imprimir uma caixinha para armação: primeiramente a peça é posicionada na máquina. Em seguida o operador utiliza uma alavanca para direcionar um tampão de silicone coletar a tinta no formato da legenda desejada. Logo após a coleta ele move a mesma alavanca direcionando o tampão em direção a caixinha e pressiona o tampão sobre ela, realizando a impressão.
A mesma máquina de tampografia pode imprimir óculos, flanelas e lentes?
Sim! Com a mesma máquina é possível imprimir em diversos produtos do setor ótico como armações tradicionais, armações de óculos de sol, flanelas, estojos e diversos outros.
Como gravar minha marca em óculos?
Existem diferentes métodos para personalizar óculos com a sua marca, sendo que, a tampografia e o laser são os processos mais utilizados. O laser é um processo de gravação, que conta com a vantagem de não precisar de uma matriz de impressão. Já a tampografia, um processo de impressão que viabiliza a personalização com cores.
Eu gravo meus óculos a laser, posso substituir por tampografia?
Sim! O laser é um processo de gravação indelével, ou seja, permanente. Já a tampografia, é um processo de impressão. Muitos clientes optam por substituir o laser pela tampografia devido a produtividade horária, que impacta diretamente no custo por impressão. Outra grande vantagem da tampografia em relação ao laser é a personalização com cores.
Quais os insumos necessários para personalizar produtos óticos com tampografia?
Os insumos necessários são: dispositivo de fixação de peça, tampão, clichê e tintas tampográficas.
O que é um dispositivo de fixação de peças?
O dispositivo é uma peça responsável por fixar o objeto a ser personalizado para que ele não se mova durante a impressão. Para a personalização de óculos utilizamos o dispositivo universal, ele se adequa aos mais variados de modelos de armações, permitindo customização tanto nas hastes quanto nas lentes. Assim, ele servirá como um guia e apoio para sustentar e garantir o posicionamento preciso da armação.
Para que serve o clichê?
O clichê em tampografia é o equivalente a matriz de impressão, ou seja, nele está gravada a legenda que se pretende imprimir. Dessa forma, para cada legenda ou logo você precisará de um novo clichê. Uma dica importante que poderá otimizar o processo, é colocar mais de uma legenda por clichê.
Qual melhor clichê para óculos?
O tamanho do lote acima de tudo é o que vai determinar qual o melhor clichê para você, ou seja, o número de impressões que pretende realizar será o fator mais importante para nortear a sua escolha.
Se você precisa fazer uma amostra de impressão o ideal é utilizar um clichê de nylon. Contudo, se pretende imprimir mais de 500 peças opte por um clichê de Aço Flex, ele vai atender sua demanda tranquilamente. Agora, se você irá trabalhar com uma produção contínua da mesma legenda, opte pelo clichê de Aço.
Assim sendo, para determinadas situações o ideal será o clichê de Nylon, para outras clichê Flex, ou ainda o clichê de Aço. Enfim, não há um tipo melhor de clichê, o ideal é contar com as três opções e aproveitar o melhor de cada uma.