Ao adentrar o universo da tampografia é comum deparar-se com um vocabulário distinto. Pensando nisto preparamos um glossário que explica alguns dos principais conceitos utilizados no cotidiano de quem trabalha com esse processo de impressão.

Nosso principal objetivo é elucidar o significado de algumas palavras no mundo da tampografia. Mas é importante destacar que alguns dos termos citados nesse glossário podem ter significados diferentes quando aplicados a outros contextos.

Caso tenha dúvidas sobre algum termo não hesite em entrar em contato com nossa equipe! Estamos a disposição para esclarecer questões técnicas e comerciais.  

Aderência:

A aderência ocorre quando a tinta estabiliza no substrato, ou seja, não há mais reações química. Se o resultado de aderência for positivo, a tinta não será removida facilmente, caso o resultado seja negativo ela se desprenderá com facilidade. Dessa forma, o resultado da aderência será conclusivo após a cura da tinta, que ocorre entre 48 e 72 horas.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Aditivos:

A tinta tampográfica é composta por: verniz, pigmento e aditivos. Eles são formulados especialmente para melhorar o desempenho das tintas da Oscar Flues. Podem ter diferentes finalidades como melhorar a resolução da impressão, ou ainda, a aderência no substrato.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Amostra de impressão:

Denominamos a amostra de impressão, quando personalizamos o produto do cliente para a visualização do resultado da impressão tampográfica. Assim você consegue avaliar a qualidade, a cor, o tamanho e a aderência da impressão. Conte com a Oscar Flues para realizar a amostras de impressão em seu produto sem custos.

Palavras relacionadas: tampografia

Amostra de tinta:

A amostra de tinta é fornecida para que você possa testar a nossa tinta na sua produção e máquina tampográfica. É importante realizar o teste em máquina para validar alterações de cor ou quando se tem alteração da própria composição da tinta.

Sempre que for trabalhar com uma tinta nova, realize testes em sua produção. Você vai garantir a estabilidade do seu processo além de checar a aderência e a cobertura da tinta. Disponibilizamos amostra de tinta (100gramas), sem custos, para que possa realizar os testes necessários.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Ancoragem da tinta:

É o nome dado as reações químicas entre a tinta, o diluente e o substrato. Esse é necessário para que a tinta fixe de fato na peça, garantindo a aderência da impressão tampográfica.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica, testes de aderência

Anel de vedação:

Ele envolve o anel raspador no copo selado, é de silicone, e garante que a tinta não vaze do copo.

Palavras relacionadas: anel raspador, copo selado

Anel raspador:

Anel de aço que realiza a raspagem do tinteiro de copo selado.

Palavras relacionadas: anel de vedação, copo selado

Ar comprimido:

As máquinas tampográficas mais modernas necessitam de ar comprimido para funcionar. Esse é gerado por um compressor e fornece energia para a movimentação dos componentes da máquina. Os únicos equipamentos tampográficos que não necessitam de ar comprimido, são as máquinas manuais.  

Palavras relacionadas: compressor

Atoxidade:

Um fator importante quando tratamos de produtos químicos como tintas, diluentes, solventes, catalisadores e outros. Produtos atóxicos garantem a segurança, a saúde e a preservação do meio ambiente. Sempre dê preferência por produtos certificados e atóxicos.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica, solventes

Automação:

As máquinas tampográficas da Oscar Flues contam com os recursos necessários para troca de sinais, assim sendo podem trabalhar integradas com sistemas de alimentação, movimentação e extração 100% automatizados.  

Berço:

É um suporte para a peça que vai ser impressa. Também é conhecido como dispositivo de fixação de peças, ou ainda, gabarito. Ele deve garantir que a peça esteja fixa durante a impressão, contribuindo para a qualidade de impressão e para a produtividade.

Palavras relacionadas: dispositivo de fixação de peças, gabarito

Base para clichê:

A base para o clichê é necessária para o uso de clichês que não sejam de aço maciço com 10 mm de espessura, podendo ser os clichês de nylon, flex ou print.

Palavras relacionadas: clichê flex, clichê de nylon

Catalisador:

Primordialmente, o catalisador é um componente utilizado para melhorar a aderência de algumas tintas tampográficas em determinados substratos. Uma vez que ele aumenta a resistência da impressão tampográfica a determinados produtos químicos e, também, a abrasão – ou seja, raspagem por fricção.

É importante destacar que não são todas as tintas tampográficas que necessitam da adição do catalisador. Basicamente, existem dois tipos de tintas tampográficas: as tintas mono e bi componentes. Enquanto as tintas bi componentes requerem a adição de catalisador, as mono componentes não necessitam.

Palavras relacionadas: tintas tampográficas, tintas mono componentes, tintas bi componentes

Cilindro pneumático:

O cilindro pneumático, ou ainda cilindro de ar, é um componente que produz força a partir de ar comprimido. Uma máquina tampográfica contém diversos cilindros pneumáticos. Eles são componentes essenciais nos equipamentos tampográficos, uma vez que são responsáveis pelos movimentos, como por exemplo o avanço e recuo do tinteiro, ou ainda, a descida e subida do tampão. 

Palavras relacionadas: ar comprimido, compressor

Ciclo de impressão:

Palavras relacionadas: máquina tampográfica

Clichê:

Conhecido também como matriz de impressão, o clichê contém a legenda – gravada em baixo relevo – que se pretende imprimir.

Existem diferentes tipos de clichês que diferem na quantidade de ciclos de impressões e capacidade de serem regravados. Confira mais informações a seguir:

Clichê de aço:

Na Oscar Flues, esse tipo de clichê é de aço maciço VND temperado e contém 10mm de espessura. Este tipo de clichê é resistente e oferece a maior durabilidade chegando a mais de 1 milhão de ciclos. Os clichês de aço podem ser regravados da legenda de 4 a 6 vezes, alterando a imagem ou ícone a ser gravado em um mesmo clichê.

Clichê flex:

O clichê Flex é uma chapa de aço de 0,3mm de espessura, sua durabilidade chega a 100 mil ciclos de impressão.

Esse tipo de clichê não pode ser regravado.

Clichê de nylon:

Composto por uma chapa de metal com uma camada de nylon. Este tipo de clichê é ideal para produções de até 5 mil ciclos. Os clichês de nylon podem ser gravados por você mesmo com uma máquina reveladora de clichês – veja mais em Printex Light. Esse tipo de clichê não pode ser regravado.

CLP:

Abreviação de controle lógico programável – também conhecido como PLC (Programmable Logic Controller) –, é o cérebro do equipamento tampográfico ele controla todos os comandos (acionamento) e sensores (monitoramento).

Palavras relacionadas: máquina tampográfica, eletrônica da máquina tampográfica

Cobertura de tinta:

A cobertura da tinta esta relacionada com a quantidade de pigmento que ela contém. As tintas tampográficas contém maior quantidade de pigmentação, pois a camada de tinta que é transferida para a peça é fina – em comparação com a serigrafia, por exemplo.

Assim, quando uma impressão tampográfica está com boa cobertura a impressão é viva, intensa e nítida.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Copo selado:

Quando o assunto é tampografia, existem duas principais tecnologias para armazenagem da tinta na máquina: uma que chamamos de tinteiro e outra que nomeamos como copo selado.

O equipamento tampográfico de copo selado, têm essa nomenclatura pois seu reservatório de tinta se assemelha ao formato de um copo virado de cabeça para baixo. Dessa forma, ele esta apoiado no clichê e se mantém vedado, ou seja, sem contato com o ambiente externo.

Palavras relacionadas: anel raspador, anel de vedação

Compressor:

Em primeiro lugar o compressor é responsável pela geração do ar comprimido, ou seja, ele capta o ar que está no ambiente e comprime-o, aumentando sua pressão. Inúmeros equipamentos utilizados pela indústria se valem do ar comprimido, inclusive os equipamentos tampográficos. O ar comprimido é indispensável para o funcionamento de cilindros e válvulas, que por sua vez geram os movimentos da máquina tampográfica.

Palavras relacionadas: ar comprimido, pneumática, cilindro pneumático

Cura da tinta

O processo de cura é finalizado quando não há mais reações químicas entre a tinta e o substrato. Esse período varia entre 48 e 72 horas, dependendo ser catalisada ou não. É importante ressaltar que apenas após a cura completa da tinta devem ser realizados os testes de aderência.

Palavras relacionadas: testes de aderência, tinta monocomponente, tinta bicomponente

Diluente:

Produto aplicado a tinta tampográfica para diluí-la, deixando-a na viscosidade ideal para impressão tampográfica. Além disso, o diluente auxilia na qualidade da impressão e da aderência, e no tempo de secagem da impressão ao toque.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Dispositivo de fixação de peças:

É um suporte para a peça que vai ser impressa. Também é conhecido como berço, ou ainda, gabarito. Ele deve garantir que a peça esteja fixa durante a impressão, contribuindo para a qualidade de impressão e para a produtividade.

Palavras relacionadas: berço, gabarito

Eletrônica da máquina tampográfica:

A eletrônica da máquina é responsável pelo comando e controle do equipamento, sendo o CLP a parte mais importante. As máquinas da Oscar Flues contam com uma eletrônica própria, através do painel de controle você conseguirá acessar o modo de regulagem assim como o modo de produção.

Palavras relacionadas: CLP

Flambagem:

É uma forma de pré-tratamento, este processo consiste na aplicação de uma chama sobre a superfície que receberá a impressão tampográfica. Popularmente, diz-se que a flambagem ‘abre os poros da superfície’.

Palavras relacionadas: pré-tratamento, tratamento corona

Fotolito:

De antemão, o fotolito servirá como um molde da legenda para confecção da matriz de impressão. Para exemplificar podemos fazer um paralelo com fotos, sendo que o fotolito é equivalente ao filme de fotografia. Ou seja, para realizar a gravação do clichê utiliza-se o fotolito, que contém a imagem pré-gravada a ser impressa. Eles podem ser feitos de filme plástico de acetato ou poliéster, ou ainda de papel vegetal.

Palavras relacionadas: clichê, matriz de impressão

Gabarito:

É um suporte para a peça que vai ser impressa. Também é conhecido como dispositivo de fixação de peças, ou ainda, berço. Ele deve garantir que a peça esteja fixa durante a impressão, contribuindo para a qualidade de impressão e para a produtividade.

Palavras relacionadas: berço, dispositivo de fixação de peças

Grafismo:

A figura, legenda, logo, ícone a ser impresso na peça através da tampografia. É importante ressaltar que o grafismo deve estar impresso no fotolito nas proporções que você deseja imprimir.

Palavras relacionadas: legenda, fotolito

Impressão tampográfica:

Acima de tudo, é o produto, ou seja, aquilo que é produzido no processo de tampografia. A impressão tampográfica é obtida através da transferência da tinta do clichê para a peça por meio de um tampão de silicone.

Palavras relacionadas: tampografia

Insumos de tampografia

São os itens consumíveis no processo tampográfico, como tintas, tampões e clichês. A Oscar Flues conta com uma linha completa de produtos e insumos.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica, tampão, clichê

Lâmina:

A lâmina compõe o conjunto raspador do tinteiro tampográfico. Ela é responsável por raspar o clichê deixando apenas a tinta no baixo relevo.

Existem diferentes tipos de lâmina para tampografia, a lâmina de aço e a lâmina flex. A lâmina de Aço deve ser utilizada para trabalhar com clichês de Aço, já a lâmina Flex é recomendada para os clichês de Nylon ou Flex.

Palavras relacionadas: tinteiro, clichê

Legenda:

Figura ou ícone gravado no clichê para impressão. É importante ressaltar que a legenda deve estar impressa no fotolito nas proporções que você deseja imprimir.

Palavras relacionadas: grafismo, fotolito

Máquinas bicolores e tricolores:

Figura ou ícone gravado no clichê para impressão. É importante ressaltar que a legenda deve estar impressa no fotolito nas proporções que você deseja imprimir.

Palavras relacionadas: grafismo, fotolito

Matriz de impressão:

Conhecida também como clichê, a matriz de impressão contém a imagem ou ícone que se pretende imprimir. Ela pode ser feita de diferentes matérias-primas, que diferem na durabilidade, ou seja, na quantidade de ciclos de impressão que suportam.

Palavras relacionadas: clichê, fotolito

Máquina de lâmina:

Na Oscar Flues esse tipo de maquinário tampográfico conta com sistema de tinteiro fechado. É importante ressaltar que em outros fabricantes esses equipamentos são de tinteiro totalmente aberto, diferentemente das nossas máquinas.

Esse tipo de máquina é vantajoso por oferecer uma excelente relação entre tamanho do clichê e área de impressão. Ou seja, para clientes que pretendem trabalhar com muitas legendas elas são uma ótima opção.

Palavras relacionadas: máquina tampográfica

Máquina de copo:

Também conhecido como máquina de tinteiro selado, nesse equipamento a tinta fica em um reservatório que se assemelha a um copo, daí o nome máquina de copo.

Este tipo de equipamento mantém a viscosidade da tinta tampográfica por mais tempo, evitando paradas para diluição da mesma.

Palavras relacionadas: máquina tampográfica

Máquina tampográfica:

São os equipamentos que realizam as impressões de forma indireta. Ou seja, o tampão coleta a tinta de um clichê, onde está gravada a legenda em baixo relevo. E se desloca para depositar a tinta no objeto. Este processo pode ser manual ou automático.

As máquinas tampográficas da Oscar Flues são as mais compactas e rápidas do mercado. Podendo ultrapassar 3.000 ciclos de impressão por hora, ou seja, uma impressão a cada 1,2 segundos.

Impressao Tampografia

Palavras relacionadas: impressão tampográfica

Norma Rohs:

Rohs se refere a uma sigla em inglês Restriction of Hazardous Substances – que é uma diretriz internacional sobre fabricação de componentes químicos, como as tintas tampográficas. Essa Norma proíbe o uso de substâncias prejudiciais ao meio ambiente, e também, à saúde dos produtores, operadores e consumidores. Entre as substâncias proibidas estão: chumbo, cromo, cádmio, mercúrio e outros.

A Oscar Flues segue a Norma Rohs a muitos anos para garantir a seguranças de nossos funcionários e clientes.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Pantone:

Pantone LLC é uma empresa norte americana que é mundialmente conhecida na indústria gráfica por seu sistema de cores. Através de um código da escala Pantone conseguimos desenvolver a tinta tampográfica na tonalidade exata.

É possível desenvolver cores especiais através de outras formas como uma amostra física da cor, ou ainda de outras escalas como a RAL.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Pigmento:

O pigmento é a substância que confere cor as tintas tampográficas. Eles podem ser orgânicos, produzido com matéria natural ou inorgânicos por meios químicos. Sempre dê preferência a tintas formuladas com pigmentos orgânicos, elas costumam ser mais caras, mas garantem a segurança, a saúde e a preservação do meio ambiente.

Palavras relacionadas: Norma Rohs

Pistão:

Também conhecido como cilindro pneumático, ou ainda atuador pneumático, ele é responsável pelos movimentos nos equipamentos tampográficos. Como por exemplo o avanço e recuo do tinteiro, e também, a subida e descida do tampão.

Palavras relacionadas: cilindro pneumático

Ponto de Registro:

Nada mais é do que um ponto de referência na peça a ser impressa. O ponto de registro garante que a impressão esteja sempre na mesma posição. Nem todas as peças têm ponto de registro, uma bola de golfe, por exemplo, não possui. Já em uma caneca, a alça serve perfeitamente como ponto de registro.

Palavras relacionadas: gabarito

Pré-tratamento:

Refere a um processo anterior a etapa de impressão para melhorar a aderência da tinta ao substrato. Pode ser a aplicação de um primer, tratamento corona ou ainda flambagem. Destacamos que a grande maioria dos materiais não precisam de pré-tratamento, apenas alguns substratos específicos requerem esse tipo de processo como, por exemplo o PE (polietileno).

Palavras relacionadas: primer, tratamento corona, flambagem

Primer:

Uma resina líquida utilizada no pré-tratamento para melhorar a aderência da tinta tampográfica ao substrato. Popularmente diz-se que o primer ‘abre os poros da superfície’.

Palavras relacionadas: pré-tratamento

Registro de cores:

Se refere a junção de cores em impressões com duas cores ou mais. Caso as cores estejam ‘descasadas’ podemos afirmar que o registro das cores não deu certo.

Palavras relacionadas: máquinas bicolores e tricolores

Regravação do clichê:

Os clichês de Aço VND temperado com blocos de 10mm de espessura da Oscar Flues podem ser retificados e regravados até 6 vezes. Note que os clichês Flex e de Nylon não podem ser regravados.

Palavras relacionadas: clichê

Resina da tinta:

As tintas tampográficas são compostas de resina, pigmento e aditivos. A resina é equivalente a base, ou verniz da tinta. Ela é responsável pela aderência – em conjunto com o diluente – e, também, pela consistência da tinta. A Oscar Flues com tintas com diferentes resinas: epóxis, poliuretânicas, vinílicas, acrílicas, entre outras.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Reveladora de clichê:

A máquina reveladora de clichês de nylon da Oscar Flues se chama Printex Light. Com ela você conseguirá revelar clichês de nylon na sua própria empresa em um processo que não leva mais do que 15 minutos, garantindo agilidade e flexibilidade ao seu processo produtivo.

Palavras relacionadas: clichê de nylon

Retardador:

Muito utilizado na serigrafia, o retardador tem a função de não deixar a tinta ressecar na tela. Já na tampografia, ele é menos aplicado, normalmente utiliza-se somente o diluente. Mas em casos de fábricas localizadas em regiões com temperaturas muito elevadas, por exemplo, pode ser necessário a utilização do retardador.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica, diluente

Retifica:

Na tampografia retificar significa tornar o clichê plano novamente por meio de uma máquina de retifica. Em outras palavras o baixo relevo da gravação é removido para que o bloco possa receber uma nova legenda. Note que esse processo só pode ser realizado em clichês de aço com 10mm de espessura.

Palavras relacionadas: clichê

Secagem ao toque:

Primeiro estágio de secagem da tinta na peça, assim é possível manusear a peça sem danificar a impressão. Mas lembre-se, esse é só o estágio de secagem superficial da tinta. A aderência irá ocorrer 24 ou 48 horas depois da impressão, dependendo da composição da tinta tampográfica.
Palavras relacionadas: Aderência

Serigrafia ou Silk screen:

Método de impressão direto capaz de imprimir em superfícies planas e cilíndricas e em diversos materiais. Como tecido, plástico, papel, metal, cerâmica, vidro, madeira e outros substratos.

Através de uma tela permeável – também conhecida como matriz serigráfica – que funciona como um estêncil. Uma espécie de máscara que veda áreas onde a tinta não deve atingir o substrato, e é permeável nas áreas que a tinta deve atingi-lo.

Setup zero:

O tempo de setup é medido como o intervalo necessário para trocar o dispositivo e/ou o clichê para que uma nova peça possa entrar em produção. Geralmente nesse período é necessário ajustar a posição do gabarito, do tampão ou até mesmo da máquina tampográfica. Com a solução de setup zero, as posições já estão pré-programadas reduzindo significativamente esse intervalo de tempo.

Palavras relacionadas: gabarito

Superfície de impressão:

A superfície de impressão é o local que receberá a impressão tampográfica. Um dos grandes diferenciais da tampografia é imprimir em qualquer formato de superfície, seja ela plana, irregular, curva ou ainda em desnível.

Palavras relacionadas: substrato

Solventes:

Existem diferentes tipos de solventes na tampografia, mas em geral eles têm a função de limpeza. Seja para remover a tinta de peças impressas ou ainda limpeza do tampão, e também, de peças da máquina tampográfica.

Palavras relacionadas: insumos tampográficos

Substrato:

Se refere a superfície que receberá a impressão. O substrato é importante para definir qual a tinta que será utilizada no processo tampográfico. É importante saber sua matéria prima, composição e outros. Mas se você não souber detalhes sobre o substrato da peça que pretende imprimir, não tem problema. Basta enviar uma amostra física para a Oscar Flues que realizamos os testes necessários. Tudo isso sem custos!

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Tampografia:

Um processo de impressão no qual tinta é transferida de forma indireta de um clichê, conhecido como matriz de impressão, para a peça. Na tampografia o tampão colhe a tinta do clichê e se move para depositar a tinta no substrato.

A tampografia é um método de impressão muito versátil e flexível. É uma tecnologia bem estabelecida e muito utilizada para customizar peças em diversas indústrias e aplicações. Isso porque o método permite realizar impressões 2D, em objetos 3D com produtividade e repetitividade.

Em outras palavras, a grande vantagem da tampografia – que contribuiu muito para a sua popularização nos últimos anos – é a capacidade de imprimir, com qualidade, em praticamente qualquer superfície. Desde superfícies irregulares, ou em degraus, até cilíndricas ou ainda planas. Todas podem ser personalizadas com a tampografia.

Palavras relacionadas: máquina tampografia, ciclo de impressão

Tampografia manual:

O processo de impressão tampográfico que não necessita de energia elétrica, sendo o processo feito todo de forma manual.

Palavras relacionadas: Palavras relacionadas: máquina tampografia, ciclo de impressão

Tagless:

Se trata da substituição da tradicional etiqueta de composição de peças de vestuário por uma impressão. Normalmente as etiquetas de composição com indicação de tamanho, marca, e outros são costuradas em camisetas, calças e outros. Mas, recentemente, tem se aplicado uma impressão ao invés da etiqueta costurada, e isso se chama tagless.

O tagless agrega para a indústria, pois uma etiqueta demora em média 40 segundos para ser costurada. Em contraposição a impressão tampográfica que leva apenas 4 segundos.

Palavras relacionadas: impressão tampográfica

Teste de aderência:

Os testes de aderência verificam a fixação da tinta tampográfica na peça. Existem diferentes tipos de testes de aderência, sendo os mais comuns o teste de raspagem e de fita. É preciso aguardar o término de cura da tinta e garantir que a secagem está completa e já não existam reações químicas para realizar o teste.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Tintas mono e bi componentes:

São dois tipos de tintas tampográficas. Sendo que aprincipal diferença entre esses dois tipos de tintas é na formulação. A tinta bicomponente necessita do catalisador para uma boa aderência. Já as tintas monocomponentes necessitam apenas da adição do diluente.

Confira na tabela abaixo algumas diferenças entre os dois tipos de tintas tampográficas:

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Tipos de Tinta

 

Tinta mono componente

Tinta bi componente 

Catalisador:  Não Sim
Processo de Cura:  Evaporação do diluente Evaporação do diluente e reação química entre o catalisador e a tinta
Durabilidade da tinta em máquina:  72 horas 8 a 12 horas
Tempo de secagem a toque:  Depende da velocidade de evaporação do diluente e do material base  Depende da velocidade de evaporação do diluente e do material base 
Tempo de cura: 48 horas  72 horas

Tinta tampográfica:

A tinta é um dos principais componentes na tampografia. Afinal, sem tinta não há impressão. As tintas tampográficas são desenvolvidas especificamente para esse processo. Elas são compostas por resina, pigmento e aditivos.

Existem diversos tipos de resina, como: epóxis, poliuretânicas, vinílicas, acrílicas, entre outras. Para saber qual a tinta adequada ao seu produto basta enviar uma amostra para a Oscar Flues que realizamos todos os testes necessários, tudo isso sem custos.

Palavras relacionadas: diluente