Ao adentrar o universo da tampografia é comum deparar-se com um vocabulário distinto. Pensando nisto preparamos um glossário que explica alguns dos principais conceitos utilizados no cotidiano de quem trabalha com esse processo de impressão.

Nosso principal objetivo é elucidar o significado de algumas palavras no mundo da tampografia. Mas é importante destacar que alguns dos termos citados nesse glossário podem ter significados diferentes quando aplicados a outros contextos.

Caso tenha dúvidas sobre algum termo não hesite em entrar em contato com nossa equipe! Estamos a disposição para esclarecer questões técnicas e comerciais.  

Aderência:

A aderência ocorre quando a tinta estabiliza no substrato, ou seja, não há mais reações química. Se o resultado de aderência for positivo, a tinta não será removida facilmente, caso o resultado seja negativo ela se desprenderá com facilidade. Dessa forma, o resultado da aderência será conclusivo após a cura da tinta, que ocorre entre 48 e 72 horas.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Aditivos:

A tinta tampográfica é composta por: verniz, pigmento e aditivos. Eles são formulados especialmente para melhorar o desempenho das tintas da Oscar Flues. Podem ter diferentes finalidades como melhorar a resolução da impressão, ou ainda, a aderência no substrato.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Amostra de impressão:

Denominamos a amostra de impressão, quando personalizamos o produto do cliente para a visualização do resultado da impressão tampográfica. Assim você consegue avaliar a qualidade, a cor, o tamanho e a aderência da impressão. Conte com a Oscar Flues para realizar a amostras de impressão em seu produto sem custos.

Palavras relacionadas: tampografia

Amostra de tinta:

A amostra de tinta é fornecida para que você possa testar a nossa tinta na sua produção e máquina tampográfica. É importante realizar o teste em máquina para validar alterações de cor ou quando se tem alteração da própria composição da tinta.

Sempre que for trabalhar com uma tinta nova, realize testes em sua produção. Você vai garantir a estabilidade do seu processo além de checar a aderência e a cobertura da tinta. Disponibilizamos amostra de tinta (100gramas), sem custos, para que possa realizar os testes necessários.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Ancoragem da tinta:

É o nome dado as reações químicas entre a tinta, o diluente e o substrato. Esse é necessário para que a tinta fixe de fato na peça, garantindo a aderência da impressão tampográfica.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica, testes de aderência

Anel de vedação:

Ele envolve o anel raspador no copo selado, é de silicone, e garante que a tinta não vaze do copo.

Palavras relacionadas: anel raspador, copo selado

Anel raspador:

Anel de aço que realiza a raspagem do tinteiro de copo selado.

Palavras relacionadas: anel de vedação, copo selado

Ar comprimido:

As máquinas tampográficas mais modernas necessitam de ar comprimido para funcionar. Esse é gerado por um compressor e fornece energia para a movimentação dos componentes da máquina. Os únicos equipamentos tampográficos que não necessitam de ar comprimido, são as máquinas manuais.  

Palavras relacionadas: compressor

Atoxidade:

Um fator importante quando tratamos de produtos químicos como tintas, diluentes, solventes, catalisadores e outros. Produtos atóxicos garantem a segurança, a saúde e a preservação do meio ambiente. Sempre dê preferência por produtos certificados e atóxicos.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica, solventes

Automação:

As máquinas tampográficas da Oscar Flues contam com os recursos necessários para troca de sinais, assim sendo podem trabalhar integradas com sistemas de alimentação, movimentação e extração 100% automatizados.  

Berço:

É um suporte para a peça que vai ser impressa. Também é conhecido como dispositivo de fixação de peças, ou ainda, gabarito. Ele deve garantir que a peça esteja fixa durante a impressão, contribuindo para a qualidade de impressão e para a produtividade.

Palavras relacionadas: dispositivo de fixação de peças, gabarito

Base para clichê:

A base para o clichê é necessária para o uso de clichês que não sejam de aço maciço com 10 mm de espessura, podendo ser os clichês de nylon, flex ou print.

Palavras relacionadas: clichê flex, clichê de nylon

Ciclo de impressão:

Palavras relacionadas: máquina tampográfica

Clichê:

Conhecido também como matriz de impressão, o clichê contém a legenda – gravada em baixo relevo – que se pretende imprimir.

Existem diferentes tipos de clichês que diferem na quantidade de ciclos de impressões e capacidade de serem regravados. Confira mais informações a seguir:

Clichê de aço:

Na Oscar Flues, esse tipo de clichê é de aço maciço VND temperado e contém 10mm de espessura. Este tipo de clichê é resistente e oferece a maior durabilidade chegando a mais de 1 milhão de ciclos. Os clichês de aço podem ser regravados da legenda de 4 a 6 vezes, alterando a imagem ou ícone a ser gravado em um mesmo clichê.

Clichê flex:

O clichê Flex é uma chapa de aço de 0,3mm de espessura, sua durabilidade chega a 100 mil ciclos de impressão.

Esse tipo de clichê não pode ser regravado.

Clichê de nylon:

Composto por uma chapa de metal com uma camada de nylon. Este tipo de clichê é ideal para produções de até 5 mil ciclos. Os clichês de nylon podem ser gravados por você mesmo com uma máquina reveladora de clichês – veja mais em Printex Light. Esse tipo de clichê não pode ser regravado.

CLP:

Abreviação de controle lógico programável – também conhecido como PLC (Programmable Logic Controller) –, é o cérebro do equipamento tampográfico ele controla todos os comandos (acionamento) e sensores (monitoramento).

Palavras relacionadas: máquina tampográfica, eletrônica da máquina tampográfica

Cobertura de tinta:

A cobertura da tinta esta relacionada com a quantidade de pigmento que ela contém. As tintas tampográficas contém maior quantidade de pigmentação, pois a camada de tinta que é transferida para a peça é fina – em comparação com a serigrafia, por exemplo.

Assim, quando uma impressão tampográfica está com boa cobertura a impressão é viva, intensa e nítida.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Cura da tinta

O processo de cura é finalizado quando não há mais reações químicas entre a tinta e o substrato. Esse período varia entre 48 e 72 horas, dependendo ser catalisada ou não. É importante ressaltar que apenas após a cura completa da tinta devem ser realizados os testes de aderência.

Palavras relacionadas: testes de aderência, tinta monocomponente, tinta bicomponente

Diluente:

Produto aplicado a tinta tampográfica para diluí-la, deixando-a na viscosidade ideal para impressão tampográfica. Além disso, o diluente auxilia na qualidade da impressão e da aderência, e no tempo de secagem da impressão ao toque.

Palavras relacionadas: tinta tampográfica

Dispositivo de fixação de peças:

É um suporte para a peça que vai ser impressa. Também é conhecido como berço, ou ainda, gabarito. Ele deve garantir que a peça esteja fixa durante a impressão, contribuindo para a qualidade de impressão e para a produtividade.

Palavras relacionadas: berço, gabarito

Eletrônica da máquina tampográfica:

A eletrônica da máquina é responsável pelo comando e controle do equipamento, sendo o CLP a parte mais importante. As máquinas da Oscar Flues contam com uma eletrônica própria, através do painel de controle você conseguirá acessar o modo de regulagem assim como o modo de produção.

Palavras relacionadas: CLP