Tagless: substitua a tradicional etiqueta costurada por uma impressão

Etiquetas internas em peças de roupas e até mesmo em acessórios de vestuário são essenciais. Isso porque, elas apresentam dados sobre a composição do produto que são obrigatórios. Além disso, a identificação apresenta a marca, e também os cuidados necessários com a peça.

Apesar de sua importância, muitas pessoas se sentem incomodadas com a presença da etiqueta pelo atrito com a pele. O tagless surgiu como uma solução inovadora que proporciona otimização para a indústria, e também, conforto ao consumidor final.

Sobre a tampografia

A tampografia é um dos métodos mais utilizados para o tagless. As principais características desse método de impressão são agilidade, eficiência e baixo custo por unidade produzida.

Benefícios de substituir a etiqueta convencional pelo tagless com o método da tampografia:

icone-2

Alta produtividade horária 

Uma etiqueta comum costuma levar 40 segundos para ser costurada. Já o tagless leva apenas 4 segundos para realizar a impressão da etiqueta, proporcionando uma produtividade 10 vezes maior.

icone-3

Conforto do consumidor final

A substituição da etiqueta convencional por impressão proporciona conforto ao consumidor durante seu uso da peça.

icone-1

Baixo custo por unidade produzida

A tampografia se torna uma opção muito interessante pela sua produtividade horária, por dispensar a necessidade de manter em estoque etiquetas e também pelo baixo custo por unidade produzida. Isso porque o gasto com os insumos tampográficos se torna ínfimo quando diluído nas peças produzidas.

Como funciona o processo tampográfico

Acompanhe o processo de impressão tampográfico desde as etapas preliminares de impressão até a finalização da peça:

Com a fase de preparação concluída é dado início as impressões em linha de produção:

Por fim, com a conclusão do ciclo de impressão a etiqueta estará pronta com a sua marca e as informações necessárias! Note que nesse exemplo é a impressão em uma camiseta, mas poderia em qualquer outra peça de vestuário.

Quais as máquinas para imprimir etiquetas

A Oscar Flues oferece soluções completas em tampografia. Desde a fabricação de máquinas tampográficas até os insumos, e também o treinamento e suporte técnico. Para o ramo têxtil, os equipamentos indicados são: CS100 JrC, CS 200JrC, CP 90 JrC Prog e CP 130 JrC Prog.

CS100 JrC: pequena, rápida e eficiente

A CS 100 JrC se destaca por ser pequena, rápida e eficiente. Monocolor, ela tem uma área de impressão de 70 mm de diâmetro e as dimensões do clichê são de 100 x 100 mm. Esse modelo é

excelente para imprimir em camisetas, roupas infantis, moda fitness, calcinhas e cuecas. Além de ocupar um espaço reduzido na fábrica, a CS 100 JrC é uma das máquinas tampográficas mais rápidas do mercado, podendo chegar a 3.000 ciclos secos por hora.

O modelo tem tecnologia de lâmina e trabalha com três tipos de clichês: aço, flex e nylon.

CS200 JrC: legendas maiores com clichê reduzido

Já a máquina CS 200 JrC é excelente para imprimir legendas maiores do que 70mm de diâmetro. O grande diferencial desse equipamento é a combinação de uma área de impressão equivalente a 170 x 50 mm, com o fato de a máquina utilizar um clichê de 100 x 200 mm. Isso permite fazer impressões maiores na largura ou no comprimento, algo muito eficiente para personalizar calças e outros itens da indústria têxtil que requeiram impressões maiores.

Esse modelo também usa a tecnologia de lâmina, chegando a 2.000 ciclos secos por hora e admitindo os clichês de aço, flex e nylon.

CP 90 JrC Prog: produtividade e estabilidade no processo de impressão

A máquina CP 90 JrC Prog tem uma área de impressão de 80 mm de diâmetro, com as dimensões do seu clichê (de aço) de 100 x 200 mm. Esse modelo chega a 2.500 peças por hora, e utiliza a tecnologia de copo selado da Oscar Flues. É ideal para imprimir camisetas, roupas infantis, moda fitness, calcinhas e cuecas.

A grande vantagem da tecnologia de copo da Oscar Flues é conferir maior estabilidade ao processo tampográfico, por manter a tinta totalmente vedada. Logo é um equipamento ideal para lotes de produção.

CP 130 JrC Prog: diâmetro de impressão de 110 mm

A grande vantagem desse modelo está na maior área de impressão: 110 mm de diâmetro, com clichê de 150 x 300 x 10 mm. Esse equipamento chega a 2.000 peças por hora.

A CP 130 JrC também usa a tecnologia de copo, sendo uma excelente escolha para grandes lotes de produção.

Sobre a Oscar Flues

Somos líder em tampografia no Brasil, fornecendo máquinas e insumos para diversos setores incluindo equipamentos e produtos para a personalização de diversos brindes.

 

Nossa Experiência

mais de

0

anos de história

mais de

0

clientes ativos

mais de

0

toneladas de tintas fornecidas

mais de

0

máquinas tampográficas fabricadas

Perguntas frequentes
O que é o tagless?

Tagless é nome dado ao conceito de substituir a etiqueta tradicional costurada por uma impressão. Esse processo torna a produção de peças mais otimizada e garante mais conforto ao consumidor final. Diversas marcas já aderiram o tagless em sua maneira de identificar suas peças.

O tagless pode ser utilizado em diversas peças como: camisetas, roupas intimas, moda fitness, saias, vestidos e acessórios como bonés. Podendo ser inseridos em roupas de qualquer tamanho e qualquer cor, sejam femininas, masculinas ou infantis e, até mesmo, peças para bebês.
 

O que é tampografia?

A tampografia é um processo de impressão indireto largamente aplicado na indústria para personalizar inúmeros objetos, com variados tamanhos, formatos e materiais como: roupas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, óculos, brinquedos, etiquetas, canetas, copos, canecas, entre outros.
 

Como funciona a máquina de imprimir etiquetas?

A máquina tampográfica para impressão de etiquetas em roupas funciona de modo prático e preciso. Em primeiro lugar você deve posicionar a camiseta, – ou a peça que deseja imprimir – no local que gostaria que a impressão es. Em seguida, uma peça de silicone – conhecida como tampão – coleta a tinta no formato da impressão na matriz em baixo relevo e passa para a camiseta em seguida. Portanto, sua execução realiza impressões em processo indireto. 

Citamos o exemplo da camiseta, mas o processo é o mesmo para imprimir etiquetas em calças, roupas intimas, meias e até mesmo bodys e outras peças para bebês.

 

A mesma máquina de tampografia pode imprimir etiquetas em camisetas, roupa intima, fitness e outras peças? 

Sim! Com a mesma máquina é possível imprimir em diversas peças diferentes. Independentemente de sua cor ou tamanho.  

 

Quais as informações necessárias em uma etiqueta?  

Existem normas técnicas utilizadas para as etiquetas de composição mandatória no Brasil, independentemente da procedência das peças formuladas pelo INMETRO.  

Como por exemplo: 

Nome, razão social ou marca registrada, além do CNPJ da empresa responsável pelo produto; 

Identificação do país de origem precedido das palavras: “Feito no(a)” ou “Fabricado no(a)”. Ou conter a palavra “Indústria” seguida do adjetivo pátrio, como por exemplo: Indústria Brasileira; 

Nome das fibras ou filamentos têxteis e seu conteúdo expresso em percentagem em massa; 

Símbolos ou textos indicativos dos cuidados para a conservação do produto; 

Indicação de tamanho ou dimensão da peça. 

 

Qual tinta utilizo para fazer a impressão de etiquetas em roupas? A quantas lavagens a impressão resiste?

Para imprimir etiquetas com tampografia, você irá utilizar tintas tampográficas. Dependendo do material, resistência e outras características das roupas que deseja identificar, algumas linhas específicas são indicadas. Rotineiramente, nossos clientes pedem para que a tinta resista a mais de 10 lavagens, se quiser testar a resistência da tinta no seu produto, entre em contato e realizamos uma amostra gratuitamente para você. 

Veja também

Gostou do que viu?

Deseja realizar uma amostra de impressão sem custos? Fale com nossa equipe. 

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.